PORQUE DEVEMOS PEDIR DESCULPAS QUANDO ERRAMOS !!!

Moralmente, podemos dividir as pessoas em dois grupos: O grupo daquelas que pedem desculpas quando erram e o grupo daquelas que não pede. Certamente é correto fazê-lo. 

Mas nem todos conseguirão dizer claramente por qual razão devemos fazê-lo. Em razão da pessoa que sou e de minha maneira de pensar e viver, venho esclarecer um erro cometido por mim aonde me leva a fazer essa matéria.

Abaixo apresento duas razões que penso serem as mais importantes.

A primeira razão foi que através de palavras escritas por mim, tive a obrigação moral de hoje te levado meu pedido de desculpas pessoalmente na Corporação da Guarda Civil Municipal de Marataízes e agora o fazendo também por escrito. 

Como herança de meu caráter, um aprendizado que carrego comigo e cito agora: “quem erra e não pede desculpas erra duas vezes”.

A segunda razão pela qual fui pedir desculpas pessoalmente é que acredito fielmente que “devemos ser humildes quando cometemos um erro, e desculpar-se é demonstração de humildade é consideração pelo outro ou outros, de respeito, de observância da boa conduta social”. Desculpar-se não é se rebaixar, ao contrário a pessoa no caso (eu) que se desculpa torna-se grande. Como está escrito biblicamente “ Aqueles que se humilha será exaltados”

Desse modo, não apenas compareci a base GCM pessoalmente, para pedir desculpas ao secretário de defesa social de Marataízes Anderson Gouveia e ao diretor da Guarda Municipal, Almir da Silva Gomes, só porque “é bonito”, fui pela responsabilidade como cidadã, proprietária/colunista de opinião do site VOZ DE MARATHAYZIS, mulher de caráter que sou, não permitir a mim mesma abrir mão de minha integridade moral nos meus atos.

Esclareço agora o motivo pelo qual estou escrevendo esse artigo.

No dia 05/fevereiro/2018, foi notificado via face book uma agressão sofrida por parte do secretário Gouveia e do diretor Da Silva ao guarda municipal de Marataízes Calver, no mesmo momento sendo eu madrinha dessa corporação CCM, não poderia omitir que me enchi de indignidade há um ato como esse. Embora, tenha por princípio nunca colocar qualquer comentário sem te a certeza do que esteja correto, não refreei e imediatamente partir para demonstrar minha total revolta. Repasso o que escrevi em facebook:

(NADA VAI JUSTIFICAR O ABUSO DE AUTORIDADE DR SR. GOUVEIA E DO SR DA SILVA, JÁ QUE EXISTEM PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS PARA QUALQUER SITUAÇÃO QUE ENVOLVA ALGUÉM DA COORPARAÇÃO. "ESPERO DE CORAÇÃO QUE NOSSO PREFEITO EXONERE O SEC DE SEGURANÇA E RETIRE ESSE DIRETOR QUE COLOCARAM UMA MANCHA NO").

Esse e outros comentários meus, que acho se desnecessário postar todos, já que o fiz acima, mostra claramente que cometi um grande erro, já que não fui buscar o real FATO ocorrido, como fez o amigo e jornalista Adriano do Maratimba, em ir ouvir as partes para esclarecer e a notícia.

Enfim, fui além se avisar a ninguém em busca do total esclarecimento do ocorrido, agora eu tinha a postagem da face book do guarda municipal Calver que foi agredido, ouvi as partes do secretário Gouveia e do diretor Da Silva ao Maratimba, mas ainda não me sentido satisfeita, fui buscar outras pessoas presente naquele momento.

Na busca pela informação correta, narro agora com toda certeza a verdade. O guarda Calver que é lotado no PAM da Barra, chegou para um dia de trabalho em seu veículo particular, estacionando o mesmo na contra mão e sobre a placa de Lei do DETRAN, “de proibido estacionar”. Fato, esse que o próprio guarda Calver em depoimento a polícia civil confirmou te feito.  Continuando, indo ele para seu posto no PAM-Barra, e ao se visto por seu superior a irregularidade, foi passado via rádio onde se pedi ao guarda Calver que fosse retirado seu veículo irregularmente estacionado, já que a corporação hoje faz um trabalho preventivo em todo o município. O mesmo, como é usado em termo “COPIOU”, ou seja, não respondeu que recebia esse pedido. Na tentativa de se resolver rapidamente foi feita uma ligação para o guarda Calver aonde e mesmo pedido foi reiterado e dessa fez com relutância o mesmo se dirigiu ao local aonde deveria fazer então essa retirada. 

Sendo levado por seu companheiro lotado tb no PAM-Barra de moto, o mesmo chegou já alegando que outro veículo de seus colegas tb estavam estacionados e que para ele retira seu veículo teria q retira de todos, não bastando essa colocação ao seu superior Da Silva, o diretor Da Silva o convidou ir a sua sala aonde conversaria melhor, já que não fazia necessário estarem conversando na rua e  em frente aos seus colegas de farda, que Calver insistia em colocar no assunto que seria só dele. 

Não bastando partiu para ofensa como a vaga era para seu superior no caso secretário Gouveia com exclusividade, sendo que além de se proibido estacionar, nesse espaço muitas vezes é colocado rapidamente alguma viatura da corporação, aonde se é retirado com rapidez, que seus superiores de achavam peixinho de políticos (citando até nosso prefeito Tininho), dentre outras, ofensas em uma demonstração clara de falta de hierarquia e controle. 

Mesmo com esse procedimento o diretor Da Silva, na tentativa de conter esse destempero frente aos seus colegas e superiores, tentou apaziguar colocando a mão no ombro de Calver, aonde o mesmo partiu para um ataque ao diretor que se desviou no momento exato aonde o capacete iria atingi-lo, pegando então no ombro. 

Vendo essa situação o secretário Gouveia que chegava saiu do carro e foi falar com o guarda Calver, que da mesma forma, partiu para ofensas aonde chamava o secretário de peixinho de político, e ameaçava dizendo que tanto o secretário como o diretor não o conhecia e que não ficaria assim, que ele estava sendo perseguido por seus superiores de outros insultos sempre acompanhados de ameaça “que não ficaria assim, que eles desconhecem quem Calver seja, que não ficaria no prejuízo nunca”. Já tendo sido esgotados os argumentos ao guarda Calver, foi dado ordem de prisão por desacato, aonde o mesmo em sua fúria falou que ninguém iria prendê-lo. 

Em resumo, foi necessário intervenção de outros guardas municipais para que Calver fosse imobilizado e conduzido para a delegacia, aonde seria feito o registro da ocorrência. As lesões que são mostradas em fotos no facebook do guarda Calver, acontecerão no momento aonde ele não aceita e permitia se conduzido para a delegacia da policia civil. 

Sempre se debatendo e continuando as ofensas na viatura da guarda municipal. Claro, que haveria lesões, já que o guarda Calver, partiu para o corpo a corpo com o secretário Gouveia, aonde tentava imobilizá-lo com algemas como é procedimento normal em uma voz de prisão, e que tb teve algumas lesões no choque, mas elas não foram feitas por agressões ao guarda Calver da parte do secretário Gouveia ou o diretor Da Silva.

Os demais esclarecimentos já foram divulgados nos veículos de comunicações,  não sendo necessário então continuar. 

Coloco de minha parte, um ponto final nesse infeliz ocorrido.

Fica aqui registrado, o esclarecimento que obtive e meu pedido de DESCULPAS, tanto ao secretário Gouveia, ao diretor Da Silva e toda a Corporação da Guarda Municipal de Marataízes.











Comentários

Anônimo disse…
Bem que EU desconfiava, até comentei com uns amigos que aquela materia realizada me parecia muito tendenciosa, parabéns Sandra por nos informar o melhor potêncial do ocorrido!!
Bianca oliveira disse…
Parabéns pela humildade, vivemos em dias dificeis e essa virtude esta cada dia mais excaço entre nos seres humanos !
Sandra Gabi disse…
Obrigada por sua Voz de resposta. Bjs

Sandra Gabi disse…
Obrigada por sua Voz na resposta. Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

A JUSTIÇA CARCOMIDA É O PIOR CÂNCER DE UMA SOCIEDADE !!!

AINDA SOBRE A POSTAGEM DO CENTRO MUNICIPAL EM SAÚDE MENTAL !!!

NOTA DE AGRADECIMENTO A UPA MARATAIZES !!!!!