2 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO !!!!

NEM SEMPRE O AUTISMO “TEM CARA”


Pesquisas apontam que 1 a cada 100 pessoas possuem algum grau de TEA.

Embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer dentro da conscientização do autismo, isso não significa que ele seja raro.

Muito pelo contrário, estima-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de pessoas dentro do espectro. As estatísticas também demonstram que destes 2 milhões, cerca de 400 a 600 mil deles tenham menos de 20 anos e que aproximadamente 120 a 200 mil sejam menores de cinco anos.

Dentro da perspectiva mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas. Entre as crianças, o autismo é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e Aids. 

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.

Os números podem ser ainda maiores, por isso é importante lembrar que o autismo faz parte da nossa sociedade, e é nosso papel acolher essas pessoas e seus cuidadores com atenção, respeito, cuidado e empatia.

A conscientização do autismo começa quando entendemos a diversidade do espectro.

Por isso, é importante esclarecer que cada autista é um, alguns podem ter uma vida aparentemente normal, o que não significa que ele não seja autista

Outros, autistas, por outro lado, geralmente os autistas severos, podem ser reconhecidos de longe, tanto pela postura corporal, como pela expressão facial, estereotipias ou comportamentos de alguém que têm algum comprometimento intelectual. Como o comprometimento nas habilidades de interação social e comunicação se manifestam em maior ou menor grau de gravidade, utiliza-se o termo espectro.

 Uma pessoa com autismo pode apresentar os sintomas:

·         Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis (por exemplo, eles podem se recusar a usar roupas "que dão coceira" e ficam angustiados se são forçados a usá-las)

·         Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina

·         Fazer movimentos corporais repetitivos

·         Demonstrar apego anormal aos objetos.


Os problemas de comunicação no autismo podem incluir:

·         Não poder iniciar ou manter uma conversa social

·         Comunicar-se com gestos em vez de palavras

·         Desenvolver a linguagem lentamente ou não desenvolvê-la

·         Não ajustar a visão para olhar para os objetos que as outras pessoas estão olhando

·         Não se referir a si mesmo de forma correta (por exemplo, dizer "você quer água" quando a criança quer dizer "eu quero água")

·         Não apontar para chamar a atenção das pessoas para objetos (acontece nos primeiros 14 meses de vida)

·         Repetir palavras ou trechos memorizados, como comerciais

·         Usar rimas sem sentido

As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.











 

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