Nesta data são homenageados os
profissionais responsáveis em representar os laboratórios de fabricação
de medicamentos junto aos médicos e farmacêuticos, com o objetivo de
comercializar as substâncias.
A escolha desta data coincide com
a lei nº 6.224, de 14 de julho de 1975, que regulamenta o exercício
da profissão de propagandista e vendedor de produtos farmacêuticos no Brasil.
Os propagandistas devem ter uma
excelente apresentação pessoal, pois representam a imagem da
companhia. Além disso, devem ter ótimas capacidades de argumentação e saber
lidar com estratégias de marketing para conseguir conquistar a atenção do seu
público-alvo.
Outra qualidade essencial para um
ótimo profissional é a informação. O propagandista de laboratório tem que estar
por dentro de todo o conteúdo informativo sobre o produto que representa, sendo
capaz de sanar qualquer dúvida que o cliente possa ter, ou
seja, esse profissional tem que conhecer os medicamentos tão bem quanto os
próprios médicos.
Embora a profissão não requeira curso
superior, há empresas a optar por candidatos formados na área de saúde. Um bom
curso técnico, sem dúvida, ajuda no desempenho profissional desta função que é
bastante exigente, no que respeita à organização, pesquisa e consequente
atualização do mercado farmacêutico.
Comentários