NOTA DE ESCLARECIMENTO PELA FALTA DE MEDICAMENTOS !!!!
CRISE DA FALTA DE INSUMOS PARA FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DEPENDE DO COMÉRCIO COM CHINA E ÍNDIA.
A indústria farmacêutica passa por um período de desabastecimento. A explicação está na carência de Insumo Farmacêutico Ativo, o IFA. 95% desses insumos, necessários às indústrias, são importados, sobretudo, da China e da Índia. Esses países investiram na construção da indústria de medicamentos e em pesquisas e hoje dominam o mercado mundial. A pandemia fez estes países adotarem uma política comercial agressiva, desequilibrando toda parte comercial do setor, como explica Marcelo Mansur, Presidente da Nortec Química.
Fonte: https://www12.senado.leg.br/tv/programas/cidadania
VOZ foi ouvir da secretária de saúde Bianca M. Bahiense, sobre comentários que já circulam, sobre falta de medicamento na nossa farmácia básica.
A secretária Bianca, esclarece que a falta se dá por conta das indústrias farmaceuticas que estam passando por uma crise na falta de INSUMOS para fabricação das medicações, não conseguindo manter a demanda e gerando uma Crise Nacional no fornecimento tanto federal, estadual e municipal.
Ao contrário do que possa está sendo comentado, não esta na alçada da secretária Bianca ou da secretaria de saúde a solução imediata para esse problema.
Analgésico simples como por exemplo: a dipirona, não está sendo fabricado e com isso o abastecimento sofre um baque.
Também informa que está atenta a todas possibilidades de aquisição dessas medicações.
Quanto as fraldas está sendo aguardada sua chegada nessa quarta-feira (14/09), sendo regularizada a entrega imediata.
VOZ agradece a secretária de saúde Bianca M. Bahiense essas informações.
> Informação CONFIRMADA no site https://www12.senado.leg.br/
Comentários