Suicídio. Mais que uma questão filosófica ou religiosa, este é um problema de saúde pública que, segundo a OMS, é responsável por 24 mortes diárias no Brasil e três mil no mundo todo, além de 60 mil tentativas. A terceira causa de mortes entre jovens entre 15 e 35 anos preocupa os profissionais que trabalham no atendimento a problemas de saúde mental, relacionados a 90% dos casos.
Inúmeros fatores já foram identificados como predisponentes e precipitantes dos comportamentos suicidas, entre os quais, constituição genética, fatores demográficos (particularmente idade, sexo e situação conjugal), fatores culturais, fatores nosológicos (particularmente doenças mentais e físicas crônicas, incuráveis e causadoras de grande sofrimento), fatores psicológicos (perdas afetivas ou materiais, reais ou simbólicas), fatores sociais e ambientais (por exemplo, isolamento social, condições de vida extremamente adversas, e importantes perdas materiais).
Também digno de destaque é o trabalho do Centro Municipal em Saúde Mental, oferecer apoio e atendimento pessoal para quem precisa. Os profissionais, atendentes, todos possuem as mais diversas formações profissionais. Não há vinculação religiosa nem política. O atendimento baseia-se na prevenção e tratamentos. A manutenção do serviço é feita pela CMSM.
A atual gestão do prefeito Jaiminho e a secretária de saúde Bianca M. Bahiense, tem se empenhado, desde o seu início, na luta contra o estigma do paciente com transtornos mentais e de seus familiares, tão nocivo ao tratamento adequado.
Na área de prevenção ao suicídio talvez essa batalha seja ainda mais importante na medida em que atenua barreiras para a procura de orientação e auxílio especializado.
Toda sociedade estão sempre convidados a participar de ação para a comunidade, envolvendo um problema de saúde pública, cercado de tabus e infelizmente, mais comum do que se pensa.
O mês de setembro destaca a PREVENÇÃO DO SUICÍDIO, VOZ de Marataízes quer homenagear acima de tudo, essa equipe especial da Unidade de Saúde Mental de Marataízes.
Comentários